Wednesday, September 3, 2008
De veias bem abertas
"O cavaleiro O'Keefe tinha, como eu, uma fraqueza. Era enormemente sensível a todos os tipos e géneros de mulher. Além de sentimental, era um romântico, um homem de paixões violentas, um pouco cego de um olho e quase totalmente cego do outro. Ora, um macho que anda dessa forma pelo mundo é quase tão desamparado como um leão sem dentes, e por isso o cavaleiro sofreu muito durante vinte anos devido a uma série de mulheres que o odiavam, se serviam dele, o aborreciam, o ofendiam, lhe faziam mal, gastavam o seu dinheiro, faziam dele um tolo - em suma, como se diz, o amavam.
(...)
Foi mais ou menos nesse momento que a primeira contradição do caso se afirmou. Havia certa impiedade, certo indecoro, no facto de Glória estar ausente do hotel. Tinha a impressão de que, saindo, ela o colocava numa posição desvantajosa. Ao voltar saberia que ele telefonara e sorriria. Mas discretamente. Deveria ter deixado passar algumas horas para evidenciar a despreocupação com que encarava o incidente. Que tolice cometera! Ela suporia que se considerava particularmente favorecido. Ia pensar que reagia com a intimidade mais inepta a um episódio trivial.
(...)
Anthony sentou-se a seu lado e apertou-lhe as mãos. Estavam inertes e não responderam.
- Ora Glória!
Fez um movimento, como se fosse envolvê-la com o braço, mas ela afastou-se.
-Não quero - repetiu.
(...)
- Se está cansada de me beijar é melhor então ir-me embora.
Viu os lábios dela contraírem-se ligeiramente, e o que restava da sua dignidade abandonou-o.
- Creio que você já disse isso várias vezes.
(...) Com um incerto «adeus» de que se arrependeu mal o pronunciara, saiu rapidamente, mas sem dignidade, da sala.
Por um momento Glória ficou imóvel. Tinha ainda os lábios contraídos, e o olhar era directo, orgulhoso, longínquo. Passado um momento, os seus olhos cobriram-se de uma leve película de névoa e pronunciou a meia-voz três palavras dirigidas ao seu fogo agonizante:
- Adeus, seu idiota.
(...)
Num instante ela mostrara gostar tremendamente dele - ah!, quase o amara. No instante seguinte tornara-se indiferente para si, um insolente que recebera a humilhação merecida."
in Belos e Malditos, de F. Scott Fitzgerald
Eu sabia que isto ia acontecer.
É o gosto pela queda.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment